Conexão é a chave para um relacionamento sólido e seguro

Conexão é a chave para um relacionamento sólido e seguro

Uma das principais queixas que recebo dos pais são que seus filhos apresentam despertares noturnos frequentes, choros inconsoláveis e ataques de birras. Consequentemente seus pais ficam sem paciência e estressados, sem saber como agir. No processo da educação do sono ajudo os pais a entenderem essas reações da criança, que muitas vezes está relacionado ao fator emocional, buscando a conexão e o contato com seus pais.

A maternidade é um momento mágico, maravilhoso e transformador em nossas vidas, mas também trabalhoso e cansativo, que pode estar misturado com muitos sentimentos. E devido a nossa correria do dia-a-dia, fazemos muitas tarefas no automático, estamos sempre com pressa, precisamos trabalhar, arrumar a casa e não percebemos que algumas atitudes pode interferir no comportamento de nossos filhos.

As crianças precisam se sentir aceitas, conectadas, amadas, de atenção, de tempo e de ensinamentos. Porém, a intensidade e frequência nas atividades de alta conexão vão depender da necessidade de cada criança. Para chegarmos na conexão com nossos filhos precisamos estar inteiros de corpo e alma, tranquilos, deixando os problemas e as preocupações de lado para vivenciar este momento.

Um bom relacionamento de pais e filhos é essencial para o aprendizado do dia-a-dia, principalmente para a criança entender as questões de rotina, sono, alimentação, limites e aprendizados educacionais. Segundo Jane Nelson, do livro disciplina positiva, nos fala que o desenvolvimento das crianças pequenas consiste e necessita da conexão com outras pessoas desde o momento do nascimento. As crianças pequenas aprendem melhor quando não são estressadas, quando suas necessidades emocionais são atendidas, conseguindo expressar suas emoções através de uma relação com seus pais, em um momento específico para elas, sem pressa e se concentrando nela naquela momento.

Por isso que oriento os pais a aplicarem as atividades de alta conexão, principalmente antes de iniciar o ritual noturno, sentar no chão, brincar com os filhos, olhar nos olhos, tocar, abraçar, fazer carinhos. Um abraço tem poder e faz toda diferença para uma criança, pois irá inundar seu filho de sensações boas, há liberação de hormônios do bem-estar e do amor, amplia os sentimentos de auto-aceitação, agasalha o coração e conforta a alma.

Quando estabelecemos uma conexão com nossos filhos compreendemos suas angústias, seus sentimentos, acolhermos suas emoções, direcionando e ajudando a criança a eliminar a fonte de estresse e ansiedade. Assim como, favorecemos seu desenvolvimento saudável e equilíbrio emocional. Consequentemente “as birras” irão diminuir, as crianças irão desenvolver a auto-confiança, diminuirá a ansiedade, pais e filhos irão construir um relacionamento mais sólido e seguro. Essa segurança construída dos relacionamentos contribuirá para um sono mais tranquilo e favorecerá um adormecer com muito mais autonomia, que surgirá no próprio tempo da criança.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta