O Sono do Bebê de 6 a 8 meses

O Sono do Bebê de 6 a 8 meses

Nesta idade o padrão de sono do bebê está mais estabelecido, o ciclo de sono se assemelha com o do adulto. Agora seu bebê terá sono Rem e NRem, passando pelos estágios de sono 1,2 e 3 do sono profundo.

Agora eles poderão fazer a primeira parte da noite com aproximadamente 3 horas de sono seguidas antes de um breve despertar. Na segunda parte da noite, após meia noite, o bebê poderá despertar com mais frequência, devido a atuação do sono REM, porém neste despertar se o bebê não precisar de nada ele volta a dormir novamente sem chamar seus pais, embalando em outro ciclo de sono. Mas se o bebê tiver alguma necessidade fisiológica, comportamental e emocional ele precisará de ajuda para voltar a dormir. Quanto mais novo o bebê maior assistência ele terá, acordando mais vezes. Mas conforme ele cresce as necessidades diminuem até que consigam dormir a “noite inteira” quando todos os fatores que influenciam o sono estejam equilibrados e ajustados.

Os bebês nesta faixa etária precisam de 11h de sono noturno e 3h15 de sonecas no máximo, distribuída em 3 sonecas ao longo do dia, sendo a última soneca, um cochilo breve. Por volta dos 8 meses o bebê deixa de fazer a 3ª soneca ficando apenas com 2 sonecas no dia.

Nesta faixa etária temos um grande desenvolvimento dos bebês, que podem trazer dificuldades no sono:

– Grande desenvolvimento motor, começam a sentar, rolar, alguns já levantam e engatinham; Aí o que acontece muitas vezes, os bebês acordam para praticar estas atividades no meio da madrugada, querem brincar, ficam horas acordados, querem se exercitar no meio da noite. Por isso que é importante os pais praticarem atividades nos bebês durante o dia, principalmente a nova habilidade que ele esteja desempenhando.

– Surgimento dos primeiros dentinho; Os bebês vão sentir este incômodo dos dentes a noite, porque tudo é quieto, nada o distraí, aí ficam agitados, chorosos e acordam mais vezes. Por isso converse sempre com o pediatra ou com um odontopediatra para melhor orientação. Realizar compressas geladas na gengiva inchada e mordedores gelados durante o dia pode ajudar.

– Surgimento da Ansiedade da Separação, os bebês ficam mais grudados com suas mães, tem medo que sua mãe desapareça, ficam mais inseguros, estranham outras pessoas e acordam mais vezes na madrugada para ver sua mãe e para se sentirem seguros. Nesta fase, trabalhe o distanciamento gradual, brinque com a brincadeira de esconde-esconde, capriche nas atividades de alta conexão e no ritual noturno.

– Início da alimentação sólida. Até a fase de aceitação o bebê pode apresentar alguns desconfortos abdominais no período noturno e apresentar evacuações noturnos, aumentando os despertares. No jantar evite alimentos formadores de gases, mas opte por alimentos que irão contribuir para a formação da melatonina, que são ricos em triptofanos, que geralmente são um carboidrato com uma proteína, banana na sobremesa também é uma boa opção…

Nesta idade as sonecas já estão mais consistentes e com uma rotina mais regular para o ajuste do relógio biológico.

Por isso se seu bebê dorme mal e nunca teve uma boa noite de sono, procure ajuda! Entre em contato comigo, vamos conversar sobre o que está acontecendo e ajudar toda família dormir melhor e ter qualidade de vida!

Luciana Calabresi/ QSoninho

Posts Relacionados

Deixe uma resposta