Parece que o berço tem espinhos?

Parece que o berço tem espinhos?

O seu bebê adormeceu após as mamadas ou em seu colo e bem devagar você coloca no berço, não dá nem 10 minutos o bebê acorda chorando. Quem não passou por essa situação? Acho que a maioria.

Mas afinal, por que isso acontece?

Acontece que quando um bebê nasce ele ainda não sabe que nasceu, está no período da exterogestação, que dura os três primeiros meses. E nesta fase o que faz o bebê se sentir bem e seguro é o colo, carinho, ouvir o batimento cardíaco e o cheiro da mãe. E quando ele é colocado em outro local ele estranha e chora.

O que interfere neste período é o bebê se sentir solto dentro do berço. Quando ele estava dentro do útero materno ele ficava bem apertadinho e encolhido, na posição fetal. Quando ele é colocado no berço ele fica sem nenhuma referência sensorial e acaba se assustando com seus próprios reflexos involuntários.

Então, o que fazer para o bebê acostumar com o berço? A Qsoninho preparou para você 10 dicas que poderão auxiliar nesse processo:
1 – Após o bebê dormir espere de 15 a 20 min para colocar no berço, coloque devagar, faça uma leve pressão em seu corpinho com as mãos e solte bem devagar;
2 – Use o charutinho, que ajuda o bebê a manter a posição fetal e não se assustar com as maõzinhas, indicado até os 3 meses.
3 – Use o ninho no berço durante as sonecas sob supervisão, que também dará uma percepção sensorial.
4 – Use o ruído branco nas sonecas e no sono noturno.
5 – Quarto com pouca iluminação, tipo penumbra.
6 – Quarto arejado e boa circulação de ar.
7 – Para que ele se costume com o berço nas sonecas, coloque ele pelo menos 1 vez no dia mais sonolento para adormecer diretamente no berço, geralmente as sonecas da manhã são mais fáceis.
8 – Caso o bebê dorme apenas no colo e não aceita o berço de jeito nenhum, tente deitá-lo em sua cama de casal e fique ao lado dele para que acostume a dormir em uma superfície e ao mesmo tempo sentir sua presença. Conforme você sentir confiante vai se afastando, quando o bebê acostumar a dormir sem sua presença coloque no berço.
9 – Todos os dias realize brincadeiras tranquilas no berço, dê um livrinho, ligue o móbile para ele acostumar com o espaço e ambiente.
10 – Muita calma, paciência e consistência nesse processo. Dê muito carinho e amor, que irá favorecer um soninho mais seguro e tranquilo.

Não existe fórmula mágica para que o bebê acostume com o berço de um dia para o outro, mas o que irá levar a essa conquista é a sua persistência e tranquilidade, transmitindo confiança e segurança para a criança. E principalmente, respeitar o tempo do seu bebê na aceitação do berço, cada criança tem seu tempo para cada aprendizado e desenvolvimento.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta