Sono do bebê de 3 a 6 meses

Sono do bebê de 3 a 6 meses

Com 3 meses de idade cai a barreira de proteção contra estímulos externos dos bebês, acabam ficando mais ativos, mais acordados e conseguem regular melhor seu dia, pois o seu ritmo circadiano está mais organizado, produzindo melatonina. Por isso que muitas mães conseguem estabelecer uma rotina mais flexível nesta idade.

Mas é uma fase de muitas mudanças, surgirá a tão conhecida “regressão dos 4 meses” que acontece entre os 3 a 6 meses, uma fase de muitas descobertas e de desenvolvimento físico e neurológico. Uma fase que para algumas crianças poderá precisar de mais colo e contato, há mudanças nos padrões de mamadas e no apetite, tem um sono mais agitado com mais despertares.

Com essa idade o padrão de sono está se ajustando, aproximando do padrão do sono do adulto. precisando de 10 horas de sono noturno e aproximadamente de 5 horas de sono diurno, distribuído em 3 ou 4 sonecas ao longo do dia.

Nesta idade o bebê passa por um grande desenvolvimento neurológico, muitas novas habilidades são adquiridas. Consequentemente, apresentará uma grande dificuldade em lidar com o estresse excessivo, pois seu cérebro não está pronto para lidar com estas situações.

A capacidade para um bebê buscar sua tranquilidade ou sair de uma situação estressante é desenvolvida gradualmente ao longo da infância. Por isso é essencial que os pais ajudem seus filhos a buscarem essa autorregulação através da calma, tranquilidade e paciência dos pais.

Nossa função como pais no momento da soneca e do sono noturno é ajudar a criança a relaxar e se acalmar, sair do estado de estresse e não fazer ela dormir, porque dormir somente o corpinho dela pode fazer.

Para ter sucesso no sono nesta idade busque a prevenção de problemas de sono, entender as funções neurológicas e fisiológicas do bebê, hábitos saudáveis de sono, fatores que influenciam no sono, rotina flexível para o dia e noite.

Agora se você está com dificuldade em lidar e entender todos esses fatores, está passando por um momento muito cansativo e não sabe o que fazer, procure ajuda!

Luciana Lopes Calabresi/ Educadora Integrativa do Sono Infantil

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta