Transição do berço para cama: seu filho está preparado?

Transição do berço para cama: seu filho está preparado?

Quando os filhos crescem os pais ficam na expectativa de mudarem a decoração do quarto e colocar uma cama nova. Mas afinal, qual a idade ideal para essa mudança?

As crianças de 2,5 a 3 anos de idade dificilmente entendem o conceito de permanecer na cama a noite toda, acabam se levantando, indo para cama dos pais e, pior, muitas crianças podem perambular pela casa sem a supervisão dos pais durante a madrugada, colocando a sua segurança em risco.

Recomenda-se que crianças menores de 3 anos ainda durmam no berço. Caso a criança apresente risco de pular o berço, aconselha-se, neste caso, colocar a criança em um colchão no chão ou em cama montessoriana para evitar riscos de quedas. Mas alerta-se para que os pais coloquem um portãozinho na porta do quarto para evitar que a criança perambule pela casa sem a supervisão, garantindo assim sua segurança.

Caso os pais não optarem pelo portãozinho na porta do quarto da criança, deverão garantir o máximo de segurança, como trancando as portas de casa, deixar as chaves no alto, fechado a porta do banheiro, recolher todos os utensílios domésticos que causam riscos, como tesouras ou facas, assim como proteção nas escadas. Se a criança levantar durante a madrugada e ir ao quarto dos pais, os mesmos deverão levá-la para seu quarto quantas vezes for preciso. É importante não criar o hábito de colocar a criança para dormir na cama dos pais durante a madrugada.

Crianças que dormem em camas devem ser maduras o suficiente para entender os limites e expectativas, seguindo as orientações dos pais. Nesta fase é importante que os pais sejam firmes e perseverantes nas instruções, estabelecendo limites para que as crianças permaneçam no quarto em suas camas. Além disso, o quarto deverá ser propício para dormir, aconchegante e atraente na hora de ir para cama, evitando distrações que irão atrair a criança para outras atividades como o brincar.

A Qsoninho tem uma abordagem adequada para as preparar famílias neste momento, tornando o quarto atraente e aconchegante para o sono. O mais importante é a família identificar o momento certo para essa mudança, estabelecendo segurança, conforto e apoio para seu filho nesta transição.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta