O Sono do Bebê de 9 a 12 meses

O Sono do Bebê de 9 a 12 meses

Nesta idade dos 9 aos 12 meses os bebês podem fazer 11 horas de sono noturno e de 3h de sono diurno, dividido em 2 sonecas. A janelinha de sono pode variar de acordo com os meses:

9 meses: janela de sono da manhã de 2 a 3 horas e da tarde de 2h30 a 3h30.
10 a 12 meses: janela de sono da manhã de 2h30 a 3h e a da tarde de 3h a 4h

Mas lembre-se, você deve sempre considerar estas orientações de janela de sono como um guia e sempre observar os sinais de sono do seu filho, para descobrir a janela de sono perfeita dele. Pois cada criança irá reagir de uma forma diferente e tem suas particularidades.

Agora, seu filho está mais adaptado com os alimentos sólidos alternando com as mamadas ou mamadeiras. O importante é sempre incentivar a alimentação durante o dia.

E será uma fase de muitas habilidades novas, como levantar, engatinhar e andar, que deixaram seu bebê mais ativo e resistente para o sono, por isso aproveite esta nova habilidade e exercite muito com ele durante o dia.

E junto com a fase de movimentação aparece os picos de ansiedade de separação, apresentando comportamentos de mais choro, se agarra a sua mãe, estranha as pessoas, fica mais tímido, chora muito quando sua mãe sai de perto e até acorda na madrugada para saber se sua mãe está por perto. E neste período também temos o salto mental dos 9 meses, uma fase de grande evolução para o bebê, enxergando o muito de forma diferente, ficando mais irritado, chora com facilitade, fica mais tenso e inseguro, mas pelo outro lado desenvolverá mais habilidades, entenderá o mundo de forma diferente e ficará mais interessado no que acontece em sua volta.

Mas afinal, o que podemos fazer para ajudar os bebês a superar esta fase?

Primeiro, seu bebê precisa de tempo e ajuda para entender algo e como lidar com mundinho dele que está diferente. Os pais podem ajudar brincando junto, incentivando e consolando quando necessário.

Todas essas brincadeiras irão estimular a atividade motora, cognitiva e sensorial, como também entender a nova percepção no mundinho dele:
– Dê brinquedos com formas diferentes, ofereça brinquedos que ele possa empilhar e demolir em seguida.
– Diga os nomes dos objetos e dos animais, mostre um livro com figuras e conte uma história, dê revistas e jornais que possa rasgar.
– Deixe brincar com panelas com tampas para fazer bastante barulho. Brincadeiras com copos e bandejas de plástico, potes e garrafas de plástico, caixas e baldes.
– Coloque travesseiros e edredons para engatinhas por cima. Brincadeiras com bolas, areia e água. Deixe seu bebê explorar o ambiente com segurança.

Por mais que nesta fase seu bebê fique resistente ao sono e apresente alguns despertares noturnos mantenha os bons hábitos de sono e a rotina que você construiu. O salto deixa a criança mais agitada, mas ele passa. Por isso muita calma, dê muito amor e carinho, principalmente dê muito colinho, pois isso passa segurança a criança.

Seja consistente com as sonecas, mantenha mamadas efetivas e as principais refeições do dia, busque um ritual do sono relaxante, tenha um momento de conexão com seu bebê antes de iniciar o ritual noturno, observe as necessidades do bebê, o que ele está querendo te dizer, o que ele procura. Valide seus sentimentos e ajude seu bebê a se acalmar.

Por isso se seu bebê está nesta fase, tenha calma e seja paciente, vai passar! O importante você manter os bons hábitos de sono que já estão instalados, pois quando o salto passar, as coisas boas ficarão e tudo se acalmará. Mas se seu bebê já sofre com a privação de sono e nesta fase a situação piorou procure ajuda! Pois a criança exausta e privada de sono não vai conseguir sair dessa situação sozinha.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta