Rotina e Sono: combinação perfeita

Rotina e Sono: combinação perfeita

Para garantirmos uma boa noite de sono para nossos filhos, principalmente para os bebês, precisamos suprir todas as suas necessidades. Isso é criar uma rotina diária de sono, alimentação e atividades. Isso não significa que iremos deixar nossos filhos como robozinhos, não é nesse sentido, mas estabelecermos horários para acordar, passear, para a alimentação, horário e duração das sonecas todos os dias, tendo sempre uma flexibilidade, pois todo esse cuidado irá proporcionar melhoras no sono noturno.

Muitos adultos acham chato e entediante seguir uma rotina, mas por incrível que pareça os bebês adoram rotinas, porque estas trazem segurança, previsibilidade, diminuem a ansiedade, a criança saberá exatamente o que acontecerá em cada  etapa, saberá que após acordar irá passear, em seguida terá um lanchinho e depois uma sonequinha. Todo esse cuidado é para que as crianças fiquem mais calmas, menos irritadas e se sintam seguras.

Consequentemente, quando estabelecemos uma rotina o organismo dos nossos filhos se encaixa com o ritmo circadiano, que é um dos mecanismos que gerenciam o sono. Mas afinal o que é ritmo circadiano?

Os ritmos circadianos gerenciam cada atividade que iremos realizar em cada hora do dia. Por exemplo, a hora de levantar, tomar café, almoçar, entre outros. O ritmo circadiano envolve os ciclos metabólicos, os ciclos de sono-vigília, a produção de hormônios, a atividade digestiva, a regulação térmica e outros processos do organismo.

Estes ciclos duram cerca de 24h e cada um dos processos estão atrelados ao relógio biológico, que consiste em funções fisiológicas em nosso organismo que se repetem diariamente no mesmo horário. Quando o bebê completa 3 meses o cérebro produz melatonina, o hormônio do sono. É nesse momento que o ritmo circadiano começa a funcionar, estabelecendo ciclo de sono e vigília, e é a partir dessa idade que os pais já conseguem estabelecer uma rotina e os padrões de sono já começam a se fixar.

Se uma criança apresenta os horários de dormir-despertar irregulares e inconsistentes, isto é, não tem uma rotina para acordar, fazer as refeições, para brincar, para realizar outras atividades e principalmente para dormir, o seu ritmo circadiano será interrompido. Com o ritmo circadiano alterado, a criança poderá estar com fome entre as refeições ou quando deveria estar dormindo e sem fome no momento das refeições. Ela pode estar ativa quando deveria estar tirando uma soneca e sonolenta quando deveria estar brincando. Ela pode ter dificuldades para adormecer na hora de dormir e despertar várias vezes na madrugada.

Um pouco de rotina deixará seu bebê mais feliz e inteligente, melhorando seu comportamento, diminuindo a tensão, a raiva, o cansaço e consequentemente as mães conseguirão se organizarem em suas tarefas pessoais, tendo um tempinho para descansar e relaxar.

O que você faz com seu bebê durante o dia faz uma grande diferença sobre como as situações acontecem à noite. Então, para garantir um sucesso noturno, comece com o amanhecer. Veja algumas dicas:

  • Leve seu bebê para passear ao ar livre para tomar luz natural;
  • Crie um ritual para as sonecas e para o período noturno, faça uma massagem, coloque uma música relaxante e diminua os estímulos;
  • Desligue a televisão pelo menos 1 hora antes de ir para cama;
  • Brinque com seu filho com atividades calmas e tranquilas antes de dormir;
  • Fique atenta e crie um cronograma flexível para evitar que seu filho fique exausto durante o dia e para mantê-lo no caminho certo no horário de dormir.

E quando saímos da rotina, como, por exemplo, em uma festa, um passeio ou em uma viagem? Veja o que fazer:

  • Os pais devem manter e respeitar o horário de soneca do bebê, voltar para o hotel ou levá-lo a um lugar calmo e tranquilo e ajudar o bebê a realizar a soneca.
  • Realizar a viagem de carro no momento da soneca, assim seu bebê já vai descansando.
  • No sono noturno caprichar no ritual do sono para que o mesmo consiga relaxar.
  • Não coloque o bebê tarde da noite para dormir, porque seu dia já foi muito agitado com muitas coisas novas que presenciou.

Mas vale ressaltar: se o bebê pular uma soneca consequentemente terá mais dificuldade para dormir e terá mais despertares noturnos, pois quando os bebês saem da rotina eles ficam mais eufóricos, agitados e têm mais dificuldade para dormir.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta