Ruído branco

Ruído branco

O ruído branco é um som áspero e barulhento, parecido com o som de secador de cabelo, ventilador e aspirador de pó, entre outros. Este som ativa o reflexo calmante nos bebês realizando milagres com os mais agitados, cessando o choro irritante do final do dia e, principalmente, é um grande aliado para manter uma boa soneca e um bom sono noturno.

O ruído branco é uma ferramenta muito útil e de fundamental importância para ajudar no sono do bebê, melhorar e prevenir as lutas com o sono que tantas vezes são repentinamente desencadeadas por dentição, surtos de crescimento e assim por diante. Com o passar dos meses, o bebê está cada vez mais interessado no mundo, ficando muito mais propenso a acordar de qualquer pequena distração (sons externos, luz forte do corredor, desconforto na dentição, um pouco de gases, etc). E se o quarto estiver totalmente quieto, ele preencherá esse silêncio com um grito para chamar a mamãe.

O importante é que esse ruído não seja um som agudo e sim um ruído mais grave e mais profundo, parecido com o que o feto estava habituado a ouvir no útero. O som agudo faz o cérebro do bebê prestar atenção e o bebê acaba despertando. Uma dica seria colocar uma toalha em cima da caixa de alto-falante para filtrar o som agudo, eliminando o chiado de alta frequência, pois o som mais profundo se assemelha ao som do ventre materno.

Hoje podemos utilizar os aplicativos dos smarthphones que nos possibilitam o uso de vários ruídos brancos. Uma dica seria utilizar junto com o ruído branco um outro aplicativo que calcula o nível de ruído chamado decibelímetro. Recomenda-se o uso do ruído branco a nível de 50 a 60 decibéis.

Orienta-se também que os smarthphones ou qualquer outro aparelho eletrônico fique a 2 metros de distância do bebê devido à eliminação de ondas eletromagnéticas, para não prejudicar a saúde do mesmo.

É muito importante que os pais entendam que o ruído branco não faz o bebe dormir, ele apenas ativa o reflexo calmante, que é muito parecido com a sensação do balanço e do aconchego. Irá ajudar a manter esse reflexo calmante durante a noite toda, reduzindo os despertares noturnos e diminuindo a agitação dos bebês.

Não há estudos cientificamente comprovados de que o ruído branco prejudique a audição dos bebês. A orientação é manter o ruído em decibéis adequados e utilizá-lo apenas nas sonecas e durante a noite. Quando o bebê estiver acordado o ruído branco deverá ser desligado para deixar que o mesmo se acostume com o som do ambiente em que vive.

Após a melhora do sono do bebê e o estabelecimento de um bom padrão de sono, os pais podem realizar a retirada do ruído branco, diminuindo o volume a cada dia.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta